Please wait while JT SlideShow is loading images...
CoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGaucho

RODA DE MATE PARA PROSA SOBRE JAIME

Monumento erguido em Passo Fundo para homenagear Jaime Caetano Braun
foi iniciativa de Hilton Araldi

 

Roda de mate para colóquio sobre Jayme

O evento da Cabanha Chapéu Preto em setembro, 12, em que dispensará justa honraria a don Arabi Rodrigues, payador, e Danilo Weber mantenedor do segundo mais antigo Fogo de Chão do Rio Grande do Sul, vem sugerir uma simultaneidade ocasional. Naquele dia, 17 horas, porteira do Relincho do Pago aberta qual governo democrático, numa roda de mates conversados estarão lado a lado Narcy Maldaner, Hilton Araldi, Orlei Carames e Ademir Canabarro, don Arabi Rodrigues como mediador, para um colóquio sobre a magia da poesia terrunha, do verso de improviso desse que foi um gaúcho singular, Jayme Caetano Braun. Para Maldaner e Araldi em especial, há muitos anos dedicados à pesquisa sobre a vida de Jayme Caetano Braun, será uma oportunidade ímpar de junto a don Arabi, aprofundar os conhecimentos sobre o grande, payador dos payadores.



Bóia de Panela – Iguarias da comida campeira



Orlei Carames é capa de Bóia de Panela, sua obra sobre iguarias campeiras

Tal quais aqueles regalos lindos que a gente manunceou na mocidade, são os pratos
de comida típica bem a preceito e cujas receitas elucidativas estão distribuídas nas páginas do livro Bóia de Panela, de Orlei Carames. Sua presença entre nós dia 12 de setembro no Acampamento Farroupilha, ensejará a compra do livro por todos aqueles desejosos de empachar-se com o que há de melhor em comida campeira.



Palestra

Jair Lima, ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho já confirmou presença no Encontro de Patrões da 19ª Região Tradicionalista dia 18 deste mês, no CTG Galpão Campeiro. Vivência tradicionalista, sobretudo quando à frente do MTG, e a condição de Cavaleiro Rio-grandense constituem a temática de sua dissertação.

O galpão

A esplanada do santuário no Seminário Nossa Senhora de Fátima, local do Acampamento Farroupilha ganha, já a partir do próximo dia 20, contornos bem crioulos, assim como matambre. Naquele dia a Cabanha Chapéu Preto começa a erguer o seu galpão projetando a conclusão das obras para cinco dias depois. Antes, no sábado 13, nova reunião do grupo para um balanço dos gastos até aqui, pagamento destes porque después tudo é festa, e que se aprocheguem os tradicionalistas levando na carona os amigos em quem vamos deitar o pealo para que levem uma lembrança e o reconhecimento de todos da Cabanha Chapéu Preto.

Dary I. Schaeffer - de Passo Fundo