Please wait while JT SlideShow is loading images...
CoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGauchoCoxixoGaucho

JOÃO VALMOR DO PTG JOÃO MANOEL "LAVOU A ÉGUA" NO ENART

Barbaridade chê! O PTG João Manoel de São Borja tem um chiru que não refuga caborteiro! Pois não é que o indio velho deu um passeio pelo Enart e só foi colhendo vitórias, pois o homem tem as idéias na garganta e na trova não tem pra ninguem. Este cuera da cidade dos presidentes abocanhou o trofeu nas tres modalidades : TROVA CAMPEIRA, TROVA DE MARTELO e ESTILO GILDO DE FREITAS, e como  trovador bom não leva desaforo pra casa... No caso do João Valmor ele leva é os premios na mala de garupa. E os adversário que vão chupar guabiju na beira do rio! E graças a este cuera a legendária cidade mostrou as caras no Enart. E de acordo com os resultados oficiais, o João Valmor calçou o garrão e defendeu São Borja peleando só com o toco da adaga. É isto mesmo chirú velho! Parabenizamos a ti pela galhardia e a tua entidade que fizeram bonito em Santa Cruz do Sul!

MTG - 44 anos de sua fundação

 

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é uma entidade cívica, sem fins lucrativos, associativa, dedicada à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha. Compreende que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica.
Foi criado em 22 de outubro de 1960, sua Carta de Princípios aprovada em 23 de Julho de 1961, registrado em 27 de novembro de 1967 e sua fundação em 28 de outubro de 1966.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho encontra-se presente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Planalto Central (FTG-PC), Rio de Janeiro, Mato Grosso, Amazônia Ocidental, Estados no nordeste (UTGN) e São Paulo, onde promove, junto aos CTGs, eventos como os Concursos de Prendas, de Peão, Palestras e Cavalgadas, além da Semana Farroupilha, que comemora o 20 de setembro, Dia do Gaúcho.
No Rio Grande do Sul, o MTG foi fundado em 27 de novembro de 1967. No Estado, atualmente, são mais de 1400 entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, distribuídas em 30 Regiões Tradicionalistas (RT), que abrangem a totalidade dos 500 municípios sul-riograndenses.
No VIII Congresso Tradicionalista, realizado entre 20 e 23 de julho de 1961, no CTG "O Fogão Gaúcho", em Taquara, foi aprovada a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Alguns objetivos:
Auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo;
Cultuar e difundir nossa História, nossa formação social, nosso folclore, enfim, nossa Tradição, como substância basilar da nacionalidade;
Promover, no meio do nosso povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho;
Facilitar e cooperar com a evolução e o progresso, buscando a harmonia social, criando a consciência do valor coletivo, combatendo o enfraquecimento da cultura comum e a desagregação que resulta;
Zelar pela pureza e fidelidade dos nossos costumes autênticos, combatendo todas as manifestações individuais ou coletivas, que artificializem ou descaracterizem as nossas coisas tradicionais;
Revalidar e reafirmar os valores fundamentais da nossa formação, apontando às novas gerações rumos definidos de cultura, civismo e nacionalidade.
A palavra tradição vem do latim, do verbo "tradere" (traditio, traditionis) que significa trazer, entregar, transmitir, ensinar. Logo, tradição é a transmissão de fatos culturais de um povo, quer de natureza espiritual ou material, ou ainda é a transmissão dos costumes feita de pais para filhos no decorrer dos tempos, ao sucederem-se as gerações. É a memória cultural de um povo. É um conjunto de idéias, usos, memórias, recordações e símbolos conservados pelos tempos, pelas gerações, sendo assim a eterna vigilância cultural.

Fonte; Hilton Luiz Araldi - de Passo Fundo

CAVALEIROS DO MERCOSUL

Entidade criada em 1995, denominada Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, juridicamente constituída com sede em Passo Fundo, cujos objetivos, dentre outros, é de desenvolver os estudos realizados pela Universidade de Passo Fundo, de que os caminhos mais curtos entre São Paulo e Buenos Aires, interior do Uruguai e Chile é passando pela região do Planalto Médio.
A fim de tornar conhecido o estudo resolvemos mapear o trajeto a pata de cavalo, para isso, em 1995 realizamos a Cavalgada de Passo Fundo a Buenos Aires, passando pelo interior do Uruguai, de 1.310Km., durante 30 dias, com reuniões e encontros com autoridades divulgando a nova rota do Mercosul.
Em 1997 realizamos a Cavalgada de Passo Fundo a São Paulo, a fim de completar a rota, durante 23 dias percorremos 930 Km., integrando os povos por onde passamos, com reuniões com a autoridades e a sociedade civil de Estados e cidades.

O CTG COM VOCAÇÃO PRA BAILÃO CONTINUA DESRESPEITANDO REGRAS DO MTG!

Em São Borja, lá no garrão do pais cultiva-se a tradição dos campeiros do rio grande mas tem uma certa entidade tradicionalista que pouco esta se lixando pras regras do MTG e pra carta de principios e mesmo durante a Semana Farroupilha regou seus "BAILES TRADICIONALISTAS" a musicas de procedencias duvidosas e principalmente o Setanejo universitário quando não coisa pior!

Invernada do Roda de Carreta vence etapa do Enart

Recebi a foto acima da patroa do CTG Roda de Carreta, de Cachoerinha, Marta de Oliveira Colossi. É da invernada adulta da entidade. Marta está faceira por demais porque o grupo ficou em primeiro lugar na etapa regional do Enart. “Lamento o que vem acontecendo no nosso MTG. Mais quero dizer que temos coisas boas para mostrar e comemorar”, escreveu a patroa. É isso aí. Parabéns ao pessoal do Roda!
Fonte: Blog Roda de Chimarrão